Poço artesiano – Conheça as etapas para construção
Se você abriu esse post, é porque está pensando em construir um poço artesiano, não é mesmo? Então você precisa saber que são necessárias cinco etapas para se obter um poço de alto desempenho. Seguir cada uma delas é fundamental para possibilitar a segurança de todo o procedimento, a adequação com as normas, a preservação do meio ambiente e o melhor entendimento das suas necessidades.
1. Vistoria técnica
A primeira das etapas em qualquer projeto de perfuração de poço artesiano, é a vistoria técnica no local, liderada por um geólogo habilitado pelo CREA. A partir de um diagnóstico detalhado, é possível definir o melhor método a ser utilizado, além de todas as características técnicas construtivas para cada caso. A construção está sujeita às condições geológicas do local, por isso essa etapa é tão importante.
2. Autorização para perfuração e outorga
Concedidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), as outorgas asseguram a autorização para a execução das obras e o correspondente direito de uso dos seus recursos hídricos. Em outras palavras, elas são essenciais para garantir o funcionamento legal do poço. E todos esses documentos devem ser elaborados por geólogos habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA): Licença de Perfuração, Outorga de Direito de Uso e Licenças Ambientais.
3. Perfuração
Depois de passar por uma detalhada vistoria técnica e estar em dia com toda a documentação necessária para o seguimento da obra, o projeto chega à etapa da perfuração. Ela exige amplo conhecimento, estrutura tecnológica completa e equipe de geólogos experientes a fim de atender integralmente as normas regulamentadoras e as necessidades de cada cliente – além, claro, de assegurar o alto desempenho do poço artesiano.
4. Teste de vazão
Agora, é necessário certificar que a vazão do poço artesiano corresponda às expectativas do projeto e atenda a demanda do usuário. Diante disso, o teste de vazão é um procedimento essencial para assegurar o melhor rendimento do poço, pois define a boa relação entre aquífero, sistema de bombeamento e consumo de energia. Para garantir sua precisão, deve ser executado com o acompanhamento de técnicos de campo experientes, além de completa estrutura tecnológica.
5. Manutenção
Com o passar do tempo, é possível que o poço artesiano apresente queda na vazão ou alteração na qualidade da água, que podem ser causadas por incrustações ou pelo próprio sistema de bomba. Nesse cenário, podem ser realizados dois tipos de manutenção, mas, de forma geral, esse serviço consiste em análises periódicas para prolongar a vida útil do poço, nas quais especialistas equipados com completa estrutura tecnológica examinam os componentes elétricos e os níveis hidrodinâmicos, além do estado da tubulação, da água e do painel de comando.
Agora que você já sabe quais são as etapas para construir um poço artesiano de alto desempenho, entre em contato conosco e faça seu orçamento!