Poços artesianos de alto desempenho a partir de 70 metros

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, tire suas dúvidas e faça um investimento seguro!


    Poços Tubulares Profundos, mais conhecidos como Poços Artesianos, são obras de engenharia fundamentadas por estudos geológicos para captar águas subterrâneas de aquíferos. É sinônimo de sustentabilidade, economia e abundância até mesmo nos períodos de estiagem. Contamos com uma equipe qualificada de especialistas e infraestrutura tecnológica completa para atender todas e quaisquer necessidades dos nossos clientes, tanto para residências, fazendas, empresas ou condomínios.

    TIRANDO ÁGUA
    DE PEDRA

    As águas subterrâneas obtidas através de poços artesianos estão confinadas em aquíferos, formados há bilhões de anos durante a evolução do planeta Terra.

    Aqui no Brasil, elas desempenham importante papel no abastecimento público e privado, suprindo as mais variadas necessidades de água em diversas comunidades, bem como em sistemas autônomos residenciais, indústrias, serviços, agricultura, pecuária e lazer.

    Lençóis Freáticos

    Os lençóis freáticos são compostos pelo escoamento da água da chuva e diretamente afetados pela topografia que habitam. Por estarem próximos à superfície, podem ser facilmente contaminados, além de correrem o risco de secarem nos períodos de estiagem.

    Aquíferos

    Os aquíferos são reservatórios subterrâneos de água recarregáveis, caracterizados por camadas ou formações geológicas permeáveis, capazes de armazenar e transmitir água em quantidades que possam ser aproveitadas como fonte de abastecimento, além de serem menos vulneráveis à contaminação do que as águas superficiais.

    PRINCIPAIS TIPOS DE AQUÍFEROS

    No estado de São Paulo, os aquíferos estão reunidos em dois grandes grupos: fraturados ou sedimentares. É importante saber que, apesar de suas diferenças, as águas encontradas em ambos os aquíferos do estado têm, de forma geral, boa qualidade e atendem aos padrões de potabilidade, sendo adequadas ao consumo humano.

    Principais tipos de aquíferos Principais tipos de aquíferos
    Edisonda

    Aquíferos fraturados

    Os aquíferos fraturados são aqueles em que as rochas cristalinas possuem fraturas e/ou fissuras que acumulam água. Essas fraturas são resultado de uma deformação sofrida pela rocha quando submetida a agentes naturais.

    Edisonda

    Aquíferos sedimentares

    Nos aquíferos sedimentares, a água é armazenada nas próprias rochas, que são porosas. Ou seja, elas são formadas por grãos de areia e apresentam granulação variada (arenitos, diamictitos e conglomerados).

    Saiba Diferenciar

    Saiba Diferenciar Saiba Diferenciar
    5 etapas

    VISTORIA TÉCNICA

    Entender o processo para ser mais eficaz

    Antes de iniciar qualquer projeto, realizamos uma vistoria técnica liderada por um geólogo habilitado, a fim de diagnosticar detalhadamente as necessidades do cliente e definir quais as características técnicas construtivas. Essa primeira etapa é imprescindível para garantir a alta qualidade e desempenho do poço artesiano.

    AUTORIZAÇÃO PARA PERFURAÇÃO E OUTORGA

    Direito de Uso do poço artesiano garantido

    Nosso departamento técnico, composto por geólogos habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), oferece auxílio em toda a documentação necessária para o funcionamento legal do poço artesiano. Concedidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), as outorgas asseguram a autorização para a execução das obras e o correspondente direito de uso dos seus recursos hídricos.

    PERFURAÇÃO

    Ações regulamentadas para o mínimo impacto

    Para que o sucesso do poço artesiano seja alcançado, contamos com amplo conhecimento, estrutura tecnológica completa e equipe de geólogos experientes para a perfuração. Além disso, atendemos integralmente às normas técnicas brasileiras regulamentadoras na construção de poços. Todos esses fatores são importantes para entendermos a geologia local e escolher os materiais adequados para cada projeto.

    TESTE DE VAZÃO

    Maior rendimento com menos energia

    Após a perfuração, é um procedimento essencial para assegurar o melhor rendimento do poço artesiano, pois define a boa relação entre aquífero, sistema de bombeamento e consumo de energia. Para garantir sua precisão, executamos o teste de vazão com acompanhamento de técnicos de campo experientes e completa estrutura tecnológica.

    MANUTENÇÃO

    Sempre o melhor desempenho em seu poço

    Com o passar do tempo, é possível que o poço artesiano apresente queda na vazão ou alteração na qualidade da água, por isso realizamos dois tipos de manutenção diante desse cenário: preventiva e corretiva. De forma geral, esse serviço consiste em análises periódicas para prolongar a vida útil do poço.

    Checklist legal

    Regularizar seu poço para explorá-lo sem preocupações

    Antes de obra

    • Solicitação de licença de perfuração prévia ao DAEE
    • Empresa e geólogo credenciados pelo CREA

    Depois de obra

    • Projeto completo e adequado do sistema de bombeamento
    • Documentação necessária para uso adequado dos recursos hídricos
    • Monitoramento da qualidade da água
    ABTN

    Normas da ABNT

    • NBR 12212: Projeto de poço para captação de água subterrânea
    • NBR 12244: Construção de poço para captação de água subterrânea
    • NBR 12244: Teste de vazão com bomba submersa, mínimo de 24 horas