Blog

Dia da Amazônia: Reflexões sobre este grande tesouro natural da humanidade

Dia da Amazônia: Reflexões sobre este grande tesouro natural da humanidade

Neste mês, comemoramos o Dia da Amazônia. E que ela é um grande tesouro natural da humanidade, todos sabem. Mas por que toda essa importância? Para você ter uma ideia da sua dimensão, aqui vão algumas informações sobre ela:

A Floresta Amazônica caracteriza-se como uma floresta tropical úmida que se estende pela bacia hidrográfica do Amazonas. Ela representa uma área de aproximadamente 6,74 milhões de quilômetros quadrados, que se estende por oito países. Sendo que a maior parte desse bioma (60,1%) está em território brasileiro.

Se a Amazônia fosse um país, seria o sétimo maior do mundo. Também é nela que estão o maior número de plantas e animais existentes no planeta – tem-se a classificação científica de 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e cerca de 3 mil peixes, sendo fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.

O rio Amazonas é o segundo rio mais longo do mundo com mais de 6 mil quilômetros de extensão, ficando atrás apenas do rio Nilo. Alimentado por muitos afluentes, esse corpo de água desce do alto dos Andes até o oceano Atlântico. Inclusive, as águas que são levadas ao mar equivalem a quase um sexto de toda a água doce que desemboca nos oceanos do mundo.

Diante disso tudo, o Dia da Amazônia foi instituído em 2007 com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data foi instituída para relembrar o dia em que o príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual estado do Amazonas), no ano de 1850.

Por se tratar de uma região rica em recursos, a Amazônia desperta o interesse de muitas pessoas e sua exploração pode vir a causar sérios danos ao ambiente. É por isso que nós ainda temos um longo caminho a seguir de reflexões sobre a sua preservação – envolvendo territórios, animais e povos originários da região.

E você, o que tem feito para ajudá-la? Nossa equipe separou algumas dicas fáceis, mas que fazem toda a diferença:

🌱 Procure manter-se sempre informado sobre a região

🌱 Contribua com doações para instituições a favor da preservação

🌱 Assine e divulgue petições com foco em políticas públicas

🌱 Consuma de forma consciente, como madeiras e papéis certificados

🌱 Apoie e fomente marcas de pegada ecológica e sustentável

Para conferir mais conteúdos especiais como esse e outras novidades da Edisonda, fique de olho em nossas redes sociais. Nós estamos no Instagram, no Facebook e no Linkedin!

 

Fonte:

calendarr.com
wwf.org.br
vogue.com.br