Blog

Conheça os tipos de aquífero do estado de São Paulo

Conheça os tipos de aquífero do estado de São Paulo

Os poços artesianos retiram água subterrânea de aquíferos situados a metros de profundidade da superfície, formados há milhões de anos durante a evolução do planeta Terra. Aqui no Brasil, grande parte do abastecimento público e privado é proveniente de aquíferos, por isso eles desempenham um importantíssimo papel no fornecimento de água, suprindo necessidades em diversos setores, como residenciais, industriais, de serviços, agricultura, pecuária e lazer.

💡Aquíferos são reservatórios subterrâneos de água, formados por camadas de rocha ou sedimentos com porosidade e permeabilidade, capazes de armazenar e transmitir volumes significativos de água subterrânea que podem ser aproveitados como fonte de abastecimento.

No estado de São Paulo, os aquíferos estão reunidos em dois grandes grupos: fraturados e sedimentares. É importante saber que, apesar de suas diferenças, as águas encontradas nos aquíferos do estado têm, de forma geral, boa qualidade e atendem aos padrões de potabilidade adequadas ao consumo humano.

Conheça as principais diferenças entre eles:

💦 Nos aquíferos fraturados, as rochas possuem fraturas abertas e interligadas capazes de acumular e transmitir água subterrânea. Essas fraturas são resultado de pressões e tensões nas rochas devido a movimentação das placas tectônicas que ocorreu no passado.

💦 Já nos aquíferos sedimentares, a água é armazenada nos espaços vazios (poros) das próprias rochas. Essas rochas são formadas por grãos que, a depender do tipo de rocha sedimentar, apresentam granulometria variada, podendo ser arenitos, diamictitos e conglomerados.

 

Aqui na Edisonda, nosso compromisso está em atender as necessidades de cada um de nossos clientes. Para tanto, unimos completa estrutura tecnológica e equipe técnica especializada a décadas de mapeamento geológico, seguindo todas as normas de fiscalização e segurança ambiental. Entre em contato conosco agora e faça seu orçamento!